China Gunpowder

HISTÓRIA DO CHÁ GUNPOWDER

E RECEITA DE LIMONADA COM GUNPOWDER

 

Gumpowder é um chá verde nativo da província de Zhejiang da China e data desde a dinastia Tang (618-907 EC). Embora Zhejiang tem sido historicamente a fonte primária do chá Gunpowder, um número de outras províncias agora contribuem para a produção deste estilo, além de locais além das fronteiras da China.

Evidências de interesse britânico em chá Gumpowder podem ser encontradas já em 1771, em "Osbeck's Voyage to China and the East Indies", de Johann Forster. Ele descreve um tipo de chá enrolado como ervilhas ... um tipo menor que é chamado de Gunpowder e em 1795, o embaixador britânico na China comenta sobre "O arbusto que carrega o que é chamado de chá Imperial e Gunpowder".

Por que o  Gunpowder é um chá enrolado?


 
As folhas enroladas em pequenas bolas ajuda a protege-las de danos físicos durante o transporte e armazenamento e ajuda a preservar o sabor do chá. Tradicionalmente, as folhas individuais foram enroladas manualmente e ainda o são para obter as variedades de alta qualidade. Entretanto, atualmente,  a maioria dos chás “gunpowder” comerciais são enrolados por máquinas. Em alguns casos, o atrito do processo de enrolamento da máquina aquece as folhas, alterando ligeiramente o sabor.

Prefira as variedades de folhas bem enroladinhas.. Os chás Gunpowder frescos têm uma aparência brilhante.

Uma observação importante: como as folhas são compactas(enroladas) recomendamos apenas uma colher rasa de chá para 1 xícara, pois 1 colher bem cheia ou 2 valem para 1 bule inteiro.

 

 

 

Receita de Limonada com chá Gunpowder

Serve até 6

INGREDIENTES:

Xarope de hortelã fresca:
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
1/2 xícara de hortelã fresca picada

Para a limonada:
9 1/2 xícaras de água
limite de 1/4 xícara de chá Gunpowder
3/4 xícara de suco de limão espremido
Gelo, para servir
folhas  de hortelã, para decorar

COMO PREPAPAR O XAROPE DE HORTELÃ:

Para fazer o xarope de hortelã: Misture o açúcar, água e hortelã numa panela pequena e deixe em fogo baixo. Mexa bem até ficar quente ao toque e o açúcar ficar completamente dissolvido, cerca de 3 minutos. Deixe repousar durante 8 horas ou durante a noite. Depois disso coar numa peneira de malha fina num recipiente de vidro.

LIMONADA

Para fazer a limonada: Coloque 2 xícaras de água numa panela média e leve para ferver em fogo alto. Deixe esfriar por 5 minutos. Adicione o chá e espalhe por 10 segundos para banhar o chá. Imediatamente drene as folhas de chá num filtro de malha fina, descartando o líquido.

Coloque os restantes 7 1/2 xícaras de água na mesma panela e leve para ferver em fogo alto. Deixe esfriar por 7 minutos. Adicione as folhas de chá(já drenadas), mexa em torno de 5 segundos e cubra. Após 2 minutos coe o chá através de uma peneira de malha fina numa jarra de vidro à prova de aquecimento.

Adicione ½ xícara do suco de limão e  mais 2 colheres de sopa do xarope de hortelã. Prove e adicione mais xarope de hortelã se desejado. Deixar esfriar até à temperatura ambiente, depois refigere até gelar, cerca de 3 horas. Sirva em copos altos sobre gelo, decorado com um raminho de hortelã.

Observação: A sobra de xarope de hortelã pode ser conservada na geladeira por cerca de 1 semana e pode ser usado em cocktails ou outras receitas criativas com frutas frescas.


cha1

Variedade em Chás Gourmet

                     saiba mais...

cha2

COMPRAR

                       saiba mais...

Institucional

Contato

amigosdocha@gmail.com

Importamos e distribuimos para todo o Brasil

Amigos do Chá - Desenvolvimento MKTinfo