Variedades de Plantas de Chá

O chá é produzido a partir da planta “sempre verde”Camellia Sinensis", amplamente cultivada nas regiões tropicais e sub-tropicais do mundo. Embora existam mais de 325 variedades do gênero Camellia, apenas duas variedades de Camellia Sinesis são comercialmente viáveis para a produção de chá: Camellia sinensis var. Sinensis e Camellia sinensis var. Assamica.

Entretanto,  hoje existem muitos cultivares de plantas de chá disponíveis para produzir diferentes estilos de chá. Cultivar refere-se a "variedade cultivada" de chá reproduzido intencionalmente através da propagação vegetativa para possuir certas qualidades desejáveis.

 

CHINA

A planta de chá da China, igualmente referida como Chinary é nativa às terras que se estendem até o norte de Birmânia, e as províncias de Yunnan e de Sichuan de China. Cresce cerca de 2 metros de altura e tem folhas de cor escura que se sente quase como se fosse couro. Seus botões têm uma tonalidade acastanhada, enquanto as folhas maiores tendem a ser suavemente serrilhadas.

 

ASSAM-ÍNDIA


A planta de Assam, também referida como Camellia Sinensis var. Assamica, é, de fato, uma pequena árvore, que cresce  cerca de 10-13 metros de altura. Suas folhas são finas, brilhantes, e tendem a ter um ápice cônico.

Ao longo dos anos, à medida que a complexidade da produção de chá aumentou, com rápidas mudanças no clima e crescente demanda do mercado de chá em todo o mundo, muitas variedades da planta de chá foram desenvolvidas. Há também a razão que há alta variabilidade em sementes de chá ano após ano, o que não permite a consistência.

A fim de garantir um certo nível de rendimento ou consideração confiável para a capacidade de uma planta resistir à infestação ou, digamos, a seca, é aconselhável fazer uso de clones de planta de chá para plantação comercial de chá. Os cultivares são produzidos a partir de plantas de chá selecionadas e testados para viabilidade comercial. Quando um cultivar útil é reproduzido é reservado para a propagação vegetativa.

Consequentemente, uma planta clonal de chá é cultivada intencionalmente de uma planta seleta e que possua qualidades que são improváveis serem afetadas por fatores ambientais adversos. Os clones de chá são idênticos entre si em todos os sentidos, incluindo suas propriedades químicas e aromáticas. Os clones populares do chá usados na indústria indiana do chá incluem AV2 (conhecido por produzir chás altamente perfumados), TV1 (que produziu a alta qualidade, embora a colheita de rendimento baixo) e TTRI 2 (para a produção do chá ortodoxo de qualidade).

 

cha1

Variedade em Chás Gourmet

                     saiba mais...

cha2

COMPRAR

                       saiba mais...

Institucional

Contato

amigosdocha@gmail.com

Importamos e distribuimos para todo o Brasil

Amigos do Chá - Desenvolvimento MKTinfo