O Chá no Mundo

 

 

 

O chá é a mais popular bebida no mundo, depois da água. Todo ano, um número astronômico de xícaras de chá é consumido ao redor do mundo. A Grã-Bretanha, famosa pelo seu costume do chá da tarde e pela introdução deste hábito ao mundo, reserva o Recorde mundial como o maior importador de chá. Ela também ostenta a mais alta consumação de chá per capita no mundo=cada homem britânico, mulher e criança bebem aproximadamente 4 xícaras de chá por dia!

China, onde o chá originou-se, hoje sustenta a primeira posição e contribuiu com 30-35% de produção de chá mundial no ano de 2013. A Índia é o segundo maior produtor de chá no mundo, produzindo, em média, 900 mil toneladas por ano. Outros países são notáveis nesta produção de chá como o Sri Lanka, Turquia, Konya, Indonésia, Japão. Vietnã, Iran, Argentina.

No século quarto A.C. o chá já era popular na China. O chá foi desenvolvido em três principais estágios: o chá fervido, amassado ou batido e o chá infundido. Estas três “Escolas de chá” são indicações do espírito de suas respectivas idades os quais correspondem as dinastias Tang. Song e Ming.
No século oito o chá tornou-se uma bebida real adotada pela nobreza com um elegante passa tempo. O Poeta LU YU, no cume da dinastia Tang, escreveu o primeiro livro do chá “Chá King” ou “O código do chá”.

O chá tem sido quase sempre ligado com a história e sido disperso e trazido aos povos em contato com diferentes religiões e filosofias.
No Japão o chá foi somente introduzido no século nove por um monge budista chamado Sai Cho. Para os japoneses, chá é mais do que somente uma bebida. A cerimônia do chá, do qual o objetivo é ajudar o espírito e encontrar a paz, tem efetivamente atravessado séculos e fronteiras.
O chá penetrou todas as terras da Mongólia, Iran e os países mulçumanos e Rússia antes de atingir a Europa.

Em 1606 um navio mercante holandês trouxe o primeiro lote de chá para Amsterdam e de lá para outros países na Europa. As preciosas folhas (800 florins por kg na época), no tempo que um Frans Hals original custava o mesmo, onde eram reservadas apenas para grandes cidadãos. Eles tomavam chá não somente para testá-lo, mas também porque atribuíam efeitos medicinais a ele. Afora das especiarias, o chá em breve foi comprovado o mais lucrativo frete. Não é de se estranhar que se encontravam sempre quantidades maiores para o Oeste. Por causa deste aumento em fornecimento, os preços caíram tanto que nada sustentou à medida que isto foi crescendo popularmente, e agora o chá é a segunda bebida mais tomada na Holanda, depois do café.

Em 1636 o chá também foi rapidamente adquirindo popularidade na França. O Chanceler Seguier, Racine, Countess de Genlis e o Cardinal Mazarin Forall todos foram fieis devotos. As cartas de Madame de Sévignes nos diz que a Marquesa de la Sabliere começou o costume de tomar chá com leite.
No século 19 na Inglaterra, o chá tornou-se a bebida nacional. A Rainha Victoria iniciou o chá da tarde às 5 horas da tarde. O chá volta na história novamente com o famoso Boston Tea Party em dezembro de 1773; o primeiro ato da Guerra da Independência Americana. NO século XIX a China foi virtualmente o único fornecedor de chá do mundo. Em 1834 as plantações de chá foram introduzidas na Índia e um pouco mais tarde, em 1857, no Ceilão e daí para Ásia, África e seguiu para a América do Sul. As competições entre os navios para os transportes rápidos de chá conduziam corridas nas rotas marítimas do distante Oriente.

 

Sobre o amigos do chá

O chá é um deleite para os sentidos e sempre foi celebrado como um tesouro cultural e uma arte, portanto nosso objetivo e contribuição é levar até nosso cliente este conforto, relaxamento, prazer e contemplação, oferecendo chás importados de uma das mais conceituadas fabricantes da Alemanha, com mais de 135 anos de experiência neste mercado.

Atendimento

Importadora de chás.

Distribuímos para todo o Brasil

Consulte-nos! Preços diferenciados para revendedores.

Contato :

e-mail: amigosdocha@gmail.com

Tel.: +55 (13) 3382-1456/3304-2526

 

 

©2019 Amigos do Chá. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvimento MKTinfo

Search